date

Seg à Sex
8 AM às 18 PM

date

Ligue-nos
(83) 3021-3338

dental Cirurgia Videolaparoscópica

Cirurgia Videolaparoscópica

Minimamente invasiva e aplicável em todas as técnicas cirúrgicas, a videolaparoscopia representa uma das maiores evoluções tecnológicas da medicina.

Colecistectomia( retirada da vesícula biliar): Esta cirurgia é realizada rotineiramente para tratamento da colelitiase( cálculo ou pedra na vesícula biliar); permite alta em um dia e retorno às atividades em quinze dias. A colelitiase pode apresentar complicações como a colecistite aguda( inflamação aguda da vesícula biliar) e a pancreatite aguda( inflamação aguda do pâncreas; a cirurgia por vídeo realizada também na urgência e previne estas complicações citadas. Os pólipos da vesícula biliar( pequenos crescimentos da mucosa) quando obedece a critérios de indicação cirúrgica, também são tratados pela videocirurgia.


Cirurgia da Hérnia Inguinal: A hérnia inguinal surge como  fraqueza dos tecidos na região inguinal( virilha) ou como persistência do conduto peritônio na vida embrionária. Deste modo surge a passagem do conteúdo do abdome para esta região e o paciente percebe isto como um desconforto ou abaulamento local e raramente dor; a hérnia pode sofrer complicações: encarceramento( conteúdo da hérnia fica aprisionado) ou estrangulamento( o conteúdo perde a irrigação sanguínea e sofre necrose); é mais frequente em homens do que em mulheres e pode conter desde a gordura do abdome até o intestino, bexiga, apêndice entre outros órgãos. É importante causa de afastamento do trabalho e piora com o esforço físico. A videocirurgia com colocação de tela (prótese de polipropileno) é o tratamento de escolha com recuperação muito rápida para as atividades,  índice de recidiva (retorno da hérnia) < 1% e excelente resultado estético.


Cirurgia da Obesidade(Bariátrica): Todas as cirurgias para tratamento da obesidade mórbida podem ser realizadas por videocirurgia com retorno rápido as atividades(15 dias) e ausência de hérnia e infecção.


Cirurgia do Refluxo Gastroesofagico: Tem sua indicação em cerca de 10-20% dos casos de Doença do Refluxo Gastroesofágico e tem como vantagem proporcionar a cura da doença quando bem indicada. Oferece recuperação rápida e bom resultado estético.


Cirurgia do Cólon e Reto: É indicada a cirurgia por videolaparoscopia do intestino grosso nas seguintes situações: diverticulite( inflamacao com Infecção de um divertículo que é uma formação sacular na parede do intestino), câncer do cólon e reto, pólipos do intestino grosso( crescimentos da mucosa que podem sofrer transformação para câncer) quando não são passíveis de remoção por colonoscopia; outros tumores mais raros do intestino e megacolon. Esta cirurgia feita por videolaparoscopia tem entre as vantagens já citadas antes, a recuperação mais rápida da função intestinal com alta precoce.


Apendicectomia: Cirurgia de remoção do apêndice cecal para tratamento da apendicite aguda( inflamação do apêndice cecal que se apresenta como causa de dor abdominal aguda); apresenta como vantagens tratamento de todas as fases da doença, possibilidade de ampla limpeza da cavidade abdominal, recuperação mais rápida e retorno rápido às atividades laborativas.

A videocirurgia ainda tem indicação nas cirurgias hepáticas( do fígado), do pâncreas, do baço( esplenectomias), do esôfago( esofagectomias) ou seja a grande maioria das cirurgias do sistema digestório.

  • Retirada de cálculo no canal biliar Retirada de cálculo no canal biliar
  • RNM do pre-operatório RNM do pre-operatório
  • Controle de Rx na cirurgia por videolaparoscopia mostrando canal biliar sem cálculo Controle de Rx na cirurgia por videolaparoscopia mostrando canal biliar sem cálculo
Agendar Consulta Dr. Felipe Rocha

Marcar sua consulta

Agende também pelo e-mail: contato@gastroobeso.med.br

Fale conosco agora