Minimamente invasiva e aplicável em todas as técnicas cirúrgicas, a videolaparoscopia representa uma das maiores evoluções tecnológicas da medicina.
Colecistectomia( retirada da vesícula biliar): Esta cirurgia é realizada rotineiramente para tratamento da colelitiase( cálculo ou pedra na vesícula biliar); permite alta em um dia e retorno às atividades em quinze dias. A colelitiase pode apresentar complicações como a colecistite aguda( inflamação aguda da vesícula biliar) e a pancreatite aguda( inflamação aguda do pâncreas; a cirurgia por vídeo realizada também na urgência e previne estas complicações citadas. Os pólipos da vesícula biliar( pequenos crescimentos da mucosa) quando obedece a critérios de indicação cirúrgica, também são tratados pela videocirurgia.
Cirurgia da Hérnia Inguinal: A hérnia inguinal surge como fraqueza dos tecidos na região inguinal( virilha) ou como persistência do conduto peritônio na vida embrionária. Deste modo surge a passagem do conteúdo do abdome para esta região e o paciente percebe isto como um desconforto ou abaulamento local e raramente dor; a hérnia pode sofrer complicações: encarceramento( conteúdo da hérnia fica aprisionado) ou estrangulamento( o conteúdo perde a irrigação sanguínea e sofre necrose); é mais frequente em homens do que em mulheres e pode conter desde a gordura do abdome até o intestino, bexiga, apêndice entre outros órgãos. É importante causa de afastamento do trabalho e piora com o esforço físico. A videocirurgia com colocação de tela (prótese de polipropileno) é o tratamento de escolha com recuperação muito rápida para as atividades, índice de recidiva (retorno da hérnia) < 1% e excelente resultado estético.
Cirurgia da Obesidade(Bariátrica): Todas as cirurgias para tratamento da obesidade mórbida podem ser realizadas por videocirurgia com retorno rápido as atividades(15 dias) e ausência de hérnia e infecção.
Cirurgia do Refluxo Gastroesofagico: Tem sua indicação em cerca de 10-20% dos casos de Doença do Refluxo Gastroesofágico e tem como vantagem proporcionar a cura da doença quando bem indicada. Oferece recuperação rápida e bom resultado estético.
Cirurgia do Cólon e Reto: É indicada a cirurgia por videolaparoscopia do intestino grosso nas seguintes situações: diverticulite( inflamacao com Infecção de um divertículo que é uma formação sacular na parede do intestino), câncer do cólon e reto, pólipos do intestino grosso( crescimentos da mucosa que podem sofrer transformação para câncer) quando não são passíveis de remoção por colonoscopia; outros tumores mais raros do intestino e megacolon. Esta cirurgia feita por videolaparoscopia tem entre as vantagens já citadas antes, a recuperação mais rápida da função intestinal com alta precoce.
Apendicectomia: Cirurgia de remoção do apêndice cecal para tratamento da apendicite aguda( inflamação do apêndice cecal que se apresenta como causa de dor abdominal aguda); apresenta como vantagens tratamento de todas as fases da doença, possibilidade de ampla limpeza da cavidade abdominal, recuperação mais rápida e retorno rápido às atividades laborativas.
A videocirurgia ainda tem indicação nas cirurgias hepáticas( do fígado), do pâncreas, do baço( esplenectomias), do esôfago( esofagectomias) ou seja a grande maioria das cirurgias do sistema digestório.
Ressecção de Endometrioma de Parede Abdominal